18/01/2021
ESCOLA MUNICIPAL PROFª ISABEL DE MACEDO RIBEIRO É EXEMPLO DE COMO AVALIAR OS ALUNOS EM MEIO A ESTA PANDEMIA

Secretaria de Educação e Cultura
Fonte: Erijunior Braga, Ascom Dirceu Arcoverde

A escola dirigida pela Diretora Kátia Neri apresentou um trabalho interdisciplinar, coordenado pela mesma, com foco em geografia da professora Raimundinha e avaliado por todos os professores, com alunos do 4º ao 9º ano em que as crianças eram as protagonistas da cena. Nessa atividade os alunos gravaram vídeos explicando o clima e a vegetação de sua localidade. As próprias crianças, com a colaboração dos pais e colegas gravaram e montaram vídeos e enviaram para os professores. Os pais foram coadjuvantes nas atividades com os filhos. As crianças, em distanciamento do professor, receberam apenas a mensagem de como iriam apresentar esse trabalho interdisciplinar: texto, vídeos, slide, fotos, textos e desenhos. Optaram por gravar vídeos sobre as belezas da natureza e o lugar onde residem – a caatinga. Isso demonstra que é possível acreditarmos na criatividade de nossos alunos e a presença dos pais na educação dos filhos.

Na ocasião, o professor Doutor Hamilton Werneck que já esteve na cidade e região em palestra, apreciou os vídeos e utilizou-os de exemplo em congressos por live para mais de dez mil professores pelo Brasil. O professor comentou: “vejam o que faz uma criatividade em plena pandemia! faz a criança usar o celular para uma coisa que está muito além da fofoca e, o professor à distância, sabe o que o seu aluno está aprendendo e está sabendo”... O professor lembrou e destacou nos Congressos que o município promove eventos educacionais de grande valia para a avaliação. “Falei dessa experiência para 900 professores da rede adventista de educação do Rio Grande do Sul. E vou falar nos dias 28 de Janeiro e 03 de fevereiro para o pessoal das escolas adventista de Santa Catarina e do Paraná. Então ao todo serão praticamente 2300 a 2400 professores que terão conhecimento dessa experiência. E ontem (11) falei no Congresso de pedagogia no Rio Grande do Norte” destacou o professor.

A diretora da escola Kátia Neri destacou que seus alunos sempre apresentam essa iniciativa de criar, de inovar. Todos da escola e secretaria municipal se orgulham desses alunos e agradecem a atitude do professor Hamilton Werneck.